-
Arquitetos: Norihiko Dan and Associates
- Área: 5 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Eiichi Kano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Yixing, uma cidade na Província de Jiangsu, está localizada na região de Jiangnan, na margem sul do rio Yangtze, a aproximadamente 150 km a oeste de Xangai. A cidade é conhecida historicamente como uma região próspera que produz cerâmica e utensílios de chá tradicionais. A família do cliente (proprietária do edifício), Sr. Gao, está envolvida com cerâmica há gerações e, após estudar cerâmica no Japão, abriu um estúdio em Pequim e regressou à sua cidade natal, Yixing, onde estabeleceu um ateliê e escola de cerâmica.
Neste local, rodeado por uma paisagem rural pitoresca única da região de Jiangnan, está sendo projetada uma área residencial centrada na cerâmica. Com ruas tradicionais, este complexo está sendo construído como sua principal instalação cultural.
Como a região de Jiangnan na China é abençoada com água e vegetação abundantes, sua paisagem urbana tradicional com uma mistura de paredes brancas e telhas de Jiangnan foi preservada ao longo dos canais de irrigação em toda a região de Suzhou até esta área. A planta de Binfengtang também adota um desenho que segue esse contexto histórico, ao mesmo tempo, em que tenta fundi-lo em uma nova composição contemporânea.
Enquanto o lado sudoeste do canteiro de obras está voltado para o distrito circundante, o lado nordeste é aproximadamente cinco metros mais baixo e está voltado abertamente para os canais de irrigação e para as montanhas além deles.
Os elementos estruturais da arquitetura compreendem, no estilo de casa urbana, uma galeria de cerâmica e uma loja no primeiro pavimento, um restaurante no segundo pavimento e, do outro lado do espelho d'água semi-externo alongado, um museu de artesanato tradicional local, uma sala de conferências e um terraço localizados no segundo andar. Além disso, uma escola de cerâmica, um forno para queimar as peças, um estúdio de cerâmica e uma casa são inseridos ao redor do pátio, além de uma casa de chá chinesa e um espaço para hóspedes projetados ao redor do espelho d'água. A parte superior é transformada em um jardim e um pátio, dispostos em um layout que os torna abertos para a paisagem rural.
Como descrito acima, a parte interior do lado sudoeste do edifício foi construída conforme o estilo urbano Siheyuan (Quadrilátero Chinês), e o projeto foi feito de forma que a arquitetura em forma de pátio se abra gradualmente e se misture com o cenário pastoril.